Compartilhe

FAMÍLIA LUTJANIDAE – Lutjanus é um gênero de peixe perciforme (ordem) da família Lutjanidae.

Nome Comum:  caraputanga, vermelho, cioba, vermelho-cioba, baúna

Nome Cientifico: Lutjanus jocu

IDENTIFICAÇÃO FORNECIDA POR: Ítalo  –  fonte: Guia de pesca amadora peixes marinhos, IBAMA 2006-

Nome Comum: caraputanga, vermelho, Cioba, Vermelho-cioba (Snapper, mutton, gray e etc (Lutjanus spp.))

Distribuição geográfica  Norte ao Sudeste

Descrição: várias espécies do gênero são conhecidas por vermelho ou cioba.

Lutjanus analis vermelho-cioba possui o corpo com coloração verde-oliva no dorso, que se torna gradualmente vermelho em direção ao ventre. Atinge 1m e pouco mais de 15kg.  Uma mancha preta característica está presente nos flancos, logo abaixo dos raios moles da nadadeira dorsal.

Lutjanus jocu vermelho-siriúba, vermelho-dentão, cioba possui a coloração do corpo cinza-oliva, com o ventre avermelhado ou cor de cobre. Um par de caninos grandes na mandíbula superior são visíveis mesmo quando o peixe está com a boca fechada. Atinge
130 cm e 28kg.

Há ainda o pargo-boca-negra Lutjanus buccanella que possui coloração vermelha com nadadeiras amareladas, e uma mancha preta na base das nadadeiras pélvicas. Alcança  14kg.

Ecologia: espécies costeiras que vivem em águas abertas e  profundas, principalmente em locais com fundo de pedra e cascalho ao redor de ilhas, parcéis e formações de coral; os indivíduos jovens podem ser encontrados em águas mais rasas.
Formam grandes cardumes, principalmente de peixes jovens; os adultos vivem sozinhos ou em pequenos grupos. No verão preferem as águas mais afastadas, e no inverno buscam áreas estuarinas. Alimentam-se de peixes, crustáceos e moluscos. Têm alto valor comercial, principalmente no Nordeste.

Dicas de equipamentos:

Vara na classe médio; linhas de 17 a 20 lb; e anzol de  nº 2/0   a   n° 4/0  para pesca de fundo. Indispensável o uso de líder, já que se entocam com freqüência. Iscas: as naturais, como lulas, camarões, sardinhas e moluscos e com as artificiais os jumping jigs jigs shad, se pequenos, também são eficientes.

3,28kg/7 lb 3 oz -Lutjanus buccanella

10,9kg/24 lb 0 oz -Lutjanus jocu

13,72kg/30 lb 4 oz -Lutjanus analis

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE PEIXE SOLTO

Meu nome popular é Baúna, mas nesse Brasil continental tem quem me chame de Dentão, Vermelho e Vermelho-siriúba. Os mexicanos me conhecem como Pargo-prieto; em Cuba, Jocú; e nas pescarias colombianas sou tratado de Pargo perro.  Para não errar, minha identidade (nome científico) é Lutjanus jocu. Tenho corpo marrom bronzeado na metade superior – as vezes com barras verticais escuras – e parte da minha cabeça é avermelhada na metade inferior. Uma das minhas principais características é que, abaixo do olho, tenho uma faixa clara triangular e uma série de pontos azulados da maxila superior até a margem do opérculo  Leia mais…

_____________________________________________________________________________________________________

Nome comum: caranha, caraúna, vermelho-caranha.

Nome cientifico: Lutjanus cyanopterus

capturada no estuário de Porto Cubatão em Cananeia (SP) no camarão em 17/03/2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados biológicos:

Hábito alimentar: carnívoro (peixes, crustáceos, moluscos e outros invertebrados de fundo)

Tamanho: de até 1,6 m e 60 kg.

Habitat: Atlântico Ocidental, da Nova Escócia (Canadá) a São Paulo, pelo menos.

Status de conservação: espécie ameaçada, suas populações sob explotadas pela pesca comercial.

Importância:

Dicas de pesca: Pescar durante todo o ano, em toda a área de ocorrência. As caranhas estão os pesos-pesados vermelhos que temos em nosso litoral. Entre as iscas artificiais mais utilizadas para elas estão os metal jigs em pontos de parcéis e lajes. Use linha de multifilamento (de 50 a 80 lb) e líder forte de fluorcarbono (0,60 a 0,90 mm). Um reforço de aço é importante. Segurar este peixe é um capítulo a parte. Em geral, quando fisgado muito próximo do fundo, a perda é inevitável, sobretudo com grandes exemplares. Com iscas naturais, não despreze sardinhas vivas e grandes exemplares de camarão vivo.

Leave a Comment